O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma proteção padrão para manter uma conexão com a Internet segura e, assim, garantir a integridade de qualquer dado sensível trocado entre dois sistemas.

Esse certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como números de cartão de crédito e documentos.

Os lados que recebem a proteção em geral são dois, por exemplo, um site de compras e o navegador. Há também casos em que a proteção ocorre de servidor para servidor, onde uma aplicação com dados sensíveis precisa ser protegida.

Resumindo o certificado SSL evita que qualquer dado transferido entre usuários e sites, ou entre dois sistemas, fiquem expostos e possam sofrer ataques.

Para isso, ele usa uma tecnologia que funciona através de algoritmos de criptografia, codificando os dados em trânsito e impedindo que os hackers leiam tal como é enviado através da conexão.

A informação protegida pode ser qualquer dado sensível, incluindo números de cartão de crédito, informações financeiras e outros dados de identificação como nomes e endereços.

O SSL entrega um ambiente de total segurança aos usuários. Ao ativar a tecnologia sinais visuais comunicam a que está navegando que o seu site é autêntico e confiável. Como se não bastasse, existe um verdadeiro movimento em prol da segurança na internet.

Sites que possuem o SSL ativo ganham autoridade no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego a partir de ferramentas como o Google Analytics.

O Google inclusive lançou uma nota oficial, dizendo que a partir de janeiro 2017, o navegador Chrome iria exibir um alerta para os usuários que estivessem usando páginas não seguras (HTTP) para inclusão de senhas ou outros dados sensíveis.

Com esse posicionamento em favor da segurança na web, grandes players do mercado estão tornando a navegação segura cada vez mais indispensável.

De acordo com o site do WordPress (O CMS mais utilizado na web) haverá, há uma série de ações para que todos os domínios vinculados ao CMS estejam hospedados em servidores com HTTPs ativo.

Para promover o uso da navegação segura a organização apresentou as seguintes resoluções: “em primeiro lugar, só iremos promover parceiro de hospedagem que forneça um certificado SSL por padrão nas contas de seus usuários.

Mais tarde, começaremos a avaliar quais recursos, como a autenticação de API, se beneficiam com o SSL ativo, deixando-os disponíveis apenas para quem disponibilizar navegação segura aos seus usuários” (tradução livre).

Portanto, o SSL é o que vai garantir a propriedade do seu site, e atualmente é um fator muito importante para os sistemas de busca colocarem o seu site em melhores posições. Hospedando conosco o seu SSL é gratuito.